Services

Fisioterapia

Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamentos de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.

Corpo Clínico

Medicina Dentária

A Medicina Dentária é a área da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático – face, pescoço e cavidade oral (abrangendo ossos, músculos da mastigação, articulações, dentes e tecidos).

Define-se por Médico Dentista o licenciado por escola superior ou por faculdade de medicina dentária, portuguesa ou estrangeira, desde que, neste último caso, tenha obtido equivalência do curso reconhecida pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), bem como aquele que sendo licenciado por outra escola obtenha a referida equivalência, de acordo com as disposições legais em vigor, e igualmente reconhecida pela OMD.

Corpo Clínico

Medicina Geral e Familiar

A Medicina Geral e Familiar é a especialidade médica que se dedica ao seguimento a longo prazo da saúde de indivíduos de todos os
escalões etários. Os médicos desta especialidade têm uma relação de proximidade e um conhecimento detalhado da saúde das pessoas
que assistem e, assim, um papel fundamental na prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e prestação de cuidados paliativos.
O Médico de Família defende uma medicina personalizada de cuidados de saúde primários, que proporciona a cada um os cuidados que
mais necessita, contribuindo para que todos possam desenvolver ao máximo as suas capacidades.

 

  • ● Acompanhamento regular do estado de saúde;
  • ● Avaliações gerais periódicas da saúde;
  • ● Gestão e tratamento de situações de doença comuns, agudas e crónicas;
  • ● Avaliação e certificação médica para prática de desporto de lazer;
  • ● Cuidados preventivos, vigilância da saúde e exames a realizar;
  • ● Aconselhamento sobre planeamento familiar;
  • ● Aconselhamento e decisão na referenciação a outras especialidades médicas.

Corpo Clínico

Medicina Interna

A Medicina Interna é a especialidade médica que avalia o doente adulto no seu todo, tendo em conta a complexidade do organismo humano e a interação dos vários distúrbios que podem afetar o indivíduo. É da Medicina Interna que deriva a maioria das outras especialidades médicas (como a Cardiologia, Endocrinologia, Pneumologia, etc.) e o médico especialista é chamado Internista.

O Internista diagnostica e trata desde as doenças mais frequentes ( nomeadamente em doentes crónicos, polimedicados, com patologia cardíaca ou do foro respiratório) até às doenças raras ou mais complexas e com maior dificuldade diagnóstica. São, sem dúvida, os médicos peritos no diagnóstico diferencial (isto é, no estudo e diagnóstico das doenças e suas causas) e os mais preparados para lidar com o doente idoso.

Marque a sua consulta se: 

– Não sabe atribuir as suas queixas a nenhum órgão/sistema específico;
– Tem queixas múltiplas e variadas;
– Sofre de várias doenças;
– É polimedicado;
– Já procurou outras consultas sem sucesso no diagnóstico.

Corpo Clínico

Medicina Tradicional Chines

Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui um método próprio de diagnóstico e apresenta como principais métodos terapêuticos:
acupuntura, dietética chinesa, fitoterapia, psicoterapia chinesa, massagem Tuina e Qigong.
O especialista de MTC pode usar, em cada paciente, apenas um dos métodos, ou vários em qualquer combinação, pois são totalmente
coerentes entre si e, no essencial, garantem, com diferentes graus de eficácia de acordo com o caso, resultados equivalentes.

 

Acupunctura
Modalidade terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que procura equilibrar o organismo através da inserção de agulhas em
determinados pontos chamados de “pontos de acupunctura ou acupontos”, que estimulam a libertação de substâncias químicas e
promovem efeitos analgésicos e/ou anti-inflamatório. Pode-se também utilizar conforme o caso, estímulos térmicos, mecânicos ou de
outros tipos, tais como a ventosaterapia e a moxabustão.

 

O que pode tratar?
Doenças, sintomas ou condições que a MTC provou ser uma abordagem terapêutica eficaz:
– Dor crónica: coxalgia, gonalgia, lombalgia crónica, ciatalgia, cefaleia de tensão, enxaqueca, cervicalgia, omalgia, dismenorreia, dor
pós-operatória, artrite reumatoide.
– Rinite alérgica, asma, eczemas.
– Distúrbios mentais e psicossomáticos: depressão, ansiedade, ataques de pânico, fibromialgia, insónias.
– Epigastralgias (úlcera péptica, azia, gastrite crónica), náuseas, vómitos, síndrome do cólon irritável, doenças inflamatórias intestinais
– Comportamentos aditivos e de dependência: tabagismo, toxicodependência, alcoolismo.
– Reações adversas aos tratamentos de radio e quimioterapia, entre outras.

Corpo Clínico

Nutrição

A alimentação tem um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas. Hoje em dia, o tema da alimentação saudável está muito em voga, no entanto, o que está escrito, muitas vezes, nos meios de comunicação não é o mais correto. Atualmente, a disponibilidade alimentar é muito elevada, todavia, muitos dos produtos oferecidos são ricos em gorduras saturadas, sal e açúcar. Não é necessário deixar de comer determinados alimentos para ter uma alimentação equilibrada, apenas fazer a combinação certa dos mesmos, na quantidade adequada e adotar alguns hábitos de vida saudável no seu dia-a-dia.

Corpo Clínico

Ophthalmology

Corpo Clínico

Osteopatia

Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação acadêmica superior e treinos clínicos específicos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still durante a guerra civil americana no final do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a suas manifestações físicas.

Osteopatia é considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costaspescoço e demais articulações.

Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação acadêmica superior e treinos clínicos específicos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

Corpo Clínico

Otorrinolaringologia

Corpo Clínico

Psicologia Clínica

O Psicólogo Clínico é uma pessoa com dois ciclos de estudos e um estágio profissional em Psicologia que recebeu um treino específico e supervisionado em métodos e técnicas para o diagnóstico e tratamento de várias alterações psicológicas (emocionais, mentais, comportamentais e relacionais) que possam interferir com o seu estado de saúde.

E-mail – cm.aljube.psicologia@gmail.com

Corpo Clínico

Psiquiatria

 

 

Psiquiatria é o campo da medicina que cuida dos transtornos mentais e problemas emocionais das pessoas. A área de abrangência da psiquiatria é bastante ampla e inclui desde o tratamento das situações mais comuns – ansiedades, depressões, situações de crise existencial, somatizações, transtornos alimentares; até os quadros mais graves – como as esquizofrenias, transtorno afetivo bipolar e dependência de álcool e drogas.

O psiquiatra faz sua formação em medicina por 6 anos e depois se  especializa através da residência médica por mais 03 anos. É um profissional que está apto a diagnosticar e tratar o sofrimento psíquico a partir de recursos biológicos, por exemplo, a partir do uso criterioso de medicamentos e através de recursos de elaboração das vivências pessoais, pela psicoterapia.

Corpo Clínico