Psiquiatria

   

Outras infos

A Psiquiatria, cuja palavra tem origem grega e significa “arte de curar a alma”, é um ramo da Medicina que procura o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação das diferentes formas de doença mental, assim como a promoção da saúde mental.
Avaliando o indivíduo como um todo, são valorizados os diversos aspectos de origem biológica, psicológica, familiar e social.

A exclusão de patologia orgânica é fundamental para um diagnóstico correcto, pelo que a colaboração com outras especialidades médicas pode ser necessária.

As patologias psiquiátricas mais comuns são:

– Depressão.
–  Perturbações da ansiedade:
. ansiedade generalizada;
. perturbação de pânico;
. fobias;
. perturbação obsessivo-compulsiva;
. perturbação pós-stress traumático.
–  Doença bipolar.
–  Esquizofrenia e outras psicoses.
–  Doenças do comportamento alimentar:
. anorexia nervosa;
. bulimia nervosa.

 –  Perturbações somatoformes (incluindo as perturbações conversivas).
–  Perturbações dissociativas.
– Dependência e abuso de substâncias (álcool e drogas).
–  Perturbações da personalidade.
–  Demência.Numa sociedade moderna em que cada vez mais o ser humano é submetido a diversos factores de stress, a meta principal da Psiquiatria é o bem-estar psíquico, através do alívio do sofrimento mental.

O médico psiquiatra faz sua formação em medicina por 6 anos e, numa segunda etapa, se  especializa através do internato de especialidade,  por mais 6 anos. Utiliza diversas estratégias terapêuticas, através de medidas não farmacológicas, como as diversas técnicas psicoterapêuticas, e a partir de recursos biológicos, pelo uso criterioso de medicamentos.

Corpo Clínico